quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Palavras de Motivação

Vejo tantas pessoas a nossa volta falando nas motivações sobre a coragem, iniciativa e atitude. E no entanto quantas delas possuem esses itens em suas vidas, quantas delas apenas os citam em seus discursos "furados", sem ao menos compreender o significado de alguma dessas palavras que levam aos ouvidos a sensação da adrenalina ao imaginá-las em ação.

Quando ouço essas palavras meu pensamento se remete ao auto-conhecimento do ser. Não vejo razão para termos coragem, iniciativa e atitude se não soubermos como aplicá-las de forma coerente ao que realmente buscamos em nossa existência.

O fato é que essas três palavras não são sinônimos de sucesso, tão pouco de coisas boas. Elas se enquandram em ambos os lados da força, sendo razões de muitos resultados em si.

No noticiário, fulano teve coragem para atirar-se de uma ponte impedindo a continuação de sua vida, ciclano possuiu a iniciativa de comprar a arma para matar seu desafeto e todos a atitude de executar seus pensamentos perversos.

Escrevo sobre isso para ter uma percepção do que antencede o além da ação que nos move aos resultados. Elas podem ser facilmente confundidas dependendo de quem as faz para o bem ou para o mau. O que vem antes no entanto é o indivíduo e suas limitações, construidas pelo ambiente sócio-cultural que foi imposto ou opcional crescer, quais os principios que enraizaram-se em sua identidade e qual a importância que este dá ou não para a coragem, iniciativa ou atitude.

De nada agrega discursos motivacionais, se o próprio eu é o maior desconhecido do ouvinte da motivação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário